quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Dama: mais poder?!



Fui dormir pensando e acordei pensando na mesma questão, que é a seguinte: a dama (rainha) tem o poder que todos nós sabemos. Ela faz o movimento da torre, do bispo, do peão e do rei. E por que não do cavalo? Gostaria muito que o leitor pensasse um pouco nisso e enviasse sua opinião. É uma semente que estamos plantando num terreno muito vasto, mas não sei, sinceramente não sei, se vai frutificar. Ainda não analisei a fundo a questão, mas penso que é tema para se pensar: vale a pena dá mais força à dama e, consequentemente, mais agressividade ao xadrez?

Tivemos ontem 357 visitas, sendo 338 Brasil.

6 comentários:

  1. A dama foi promivida a tal força na epoca de rainha elizabeth, onde a rainha ganhou mais poder na política.
    Neste caso, ela já tem muito poder, para que dar mais força à esta mera batalhadora, se já é mais forte do que todas as outras?
    boa questao a se discutir..!

    ResponderExcluir
  2. Na época do Capablanca já foi sugerida, para que o xadrez ganhasse mais rapidez e saísse das teorias dos livros, a ideia que os dois lados ganhariam mais duas peças que combinariam os movintos da torre+cavalo e bisco+cavalo. Dessa forma, cada lado teria 10 peças e 10 peões. Essa variante do xadrez está no livro do Edward Lasker - "Historia do Xadrez", se não me falha a memória.

    ResponderExcluir
  3. Absolutamente não! :) rsrs

    Há possibilidades infinitas com esse mesmo movimento da Dama, mistérios que ainda serão deslindados, situações de jogo impensáveis que nos exigirão muito para conseguirmos solucioná-las...

    Mudando-se o movimento, perdia-se, na minha opinião, muito da essência do xadrez clássico. As partidas imortais o que seriam se não sintomas de um jogo ultrapassado?

    Minha opinião é contrária a qualquer intenção de mudança no jogo em si.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Caro Fernando Melo como comentou o Sr Francisco J.A Aquino o xadrez de Capablanca tem uma curiosidade que a peça Arcebispo (mistura do movimento do bispo com cavalo) consegue dar xeque mate sem auxilio de nenhuma outra peça o que ja é de se assustar. ao ler ser post no blog e ao ler os comentarios fiquei curioso e fui verificar uma partida usando os novos atributos sugeridos a dama, conclui que o jogo f fica incrivelmente complexo ao ponto de ser cansativo.


    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Se dama movimentar como o peão, em dois lances realiza o movimento do cavalo.
    O movimento do cavalo não é diferente de todas as outras peças, na verdade o movimento do cavalo é igual ao movimento do peão. Só que o peão para capturar necessita de dois movimentos. Ex.: o peão de e2 avança uma casa (e3) e captura em d4. Enquanto o cavalo em e2 captura de imediato em d4.

    ResponderExcluir
  6. As mudanças no jogo(64 casas e movimento de peças)não seriam bem vindas. O xadrez é uma arte universal que atravessa os tempos e os povos e deve possuir a mesma linguagem!!

    ResponderExcluir