quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Brasil em 35º




Com a conclusão da nona rodada, o Brasil ocupa entre 147 países que participam da Olimpíada 2010, o 35º lugar, com cinco vitórias, um empate e três derrotas. As vitórias foram diante do Líbano (4x0), Yemen (3,5x05),Jordania (3x1), Filândia (4x0), Quirguistão (2,5x1,5), empate com o Irã (2x2) e derrota diante da China (1x3), Hungria (1x3) e Itália (1x3).
Já a nossa equipe feminina ocupa entre os 115 países participantes, o 51º lugar, com 4 vitórias, 2 empates e 3 derrotas.

Amizade e cooperação

Karpov e Kirsan

GENS UNA SUMUS

Ilyumzhinov Kirsan e Anatoly Karpov, após uma entrevista à imprensa, supreenderam a todos pelo clima de amizade e cooperação mútua. Kirsan chegou inclusive a convidar seu adversário para ocupar a vice-presidência da FIDE. Como sabemos, a eleição para presidente ocorreu ontem, com a vitória de Kirsan. O fato é que os dois tiveram uma reunião hoje para discutir futura cooperação. Se Karpov vai aceitar o convite, ainda não se sabe.


Aberto de Brasília



Com uma premiação bastante valorizada, de 600 para 4 mil reais, o Aberto de Brasília promete ser um evento bastante movimentado, graças ao empenho e determinação do seu organizador Francisco Ari Maia Junior.

Equilíbrio de força



O Brasil enfrenta na 10ª rodada (penúltima) a equipe da Croácia, com muito equilíbrio de força já que o Elo médio do nosso país é de 2590, enquanto o adversário é de 2585. Vale ressaltar, no entanto, que a Croácia está jogando bem essa Olimpíada 2010. Lembremos que ela venceu a forte equipe da Bulgária, com Topalov & Cia, e como se não bastasse, empatou com a Ucrânia. Penso que um empate é um excelente resultado para o Brasil. Já a equipe feminina tem uma difícil adversária pela frente: Espanha. Acredito que não vamos resistir à força espanhola. Vale, no entanto ressaltar que a Colômbia derrotou essa temível adversária.

Brasil perde outra




ITÁLIA 3 x 1 BRASIL

A sensação é que podiamos enfrentar a Itália de igual para igual e conseguindo até mesmo uma vitória ou empate, mas não deu. Vejamos o resultado:





Rafael Leitão 0-1 Fabiano Caruana
Michele Godena 1/2 Gilberto Milos
Alexandr Fier 0-1 Sabino Brunello
Denis Bonbaldoni 1/2 Krikor Mekhitarian


Nesta nona rodada o nosso herói foi uma heroína: Jacqueline Correa (foto). Foi dela o ponto que deu a nossa vitória frente a equipe do Quirguistão, por 2,5 - 1,5.

Pablyto na Sibéria








Com alguns quilos a mais, o presidente da delegação brasileira na Olimpiada 2010, Pablyto Robert, cumpre sua missão com méritos. Além de manter a unidade da equipe, Pablyto vem fazendo uma excelente cobertura, inclusive fotográfica. E por lembar em foto vejam algumas dele, em plena ação siberiana.

Sacrifício de dama






Terminou em 24 lances o embate entre Rafael Leitão (2624) e Fabiano Caruana (2700), em foto de arquivo, com o italiano sacrificando com segurança a dama no 17º movimento e vencendo com categoria! Me pareceu uma partida muito agressiva, como se um ciclone tivesse passado pelo tabuleiro, devastando a ala da dama. Acredito que é uma dessas partidas que vai gerar muito comentário.

Diário de visitas - 266


Bom dia! São 7h41. Ontem foi bastante movimentado, com 232 visitas, sendo 222 Brasil (João Pessoa 44, Recife 21, São Paulo 20, Rio de Janeiro 18, Natal 15), Portugal 3, Estados Unidos 3, Japão 1, Austria 1, Russia 1, Eslovenia 1. O Brasil está enfrentando neste momento a forte equipe da Italia pelo masculino Olimpíada 2010, e o curioso é que todas as quatros partidas começaram com 1.d4.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Kirsan é reeleito



Como era esperado, o atual presidente da FIDE - Federação Internacional de Xadrez, Kirsan Ilyumzhinov (foto), foi reeleito com larga margem a frente do seu opositor Anatoly Karpov. Kirsan teve 95 votos (incluindo aí o do Brasil) e Karpov contou com 55 sufrágios. O vencedor teve seus votos nos países de federações pequenas, como as da Africa, América do Sul e Asia, enquanto o perdedor conquistou mais votos nas federações fortes da Europa.

Brasil derrota Quirguistão


Quirguistão - Brasil
1,5 - 2,5




Na 8ª rodada da Olimpiada 2010, a equipe masculina brasileira conquistou mais uma vitória, com vitórias de Rafael Leitão e André Diamant, empate de Alexander Fier e derrota de Krikor Mekhitarian. Já na 9ª rodada (ficam faltando duas) o adversário será a forte Itália.


CBX esclarece Semifinal



Recebi a pouco esclarecimentos do presidente da Confederação Brasileira de Xadrez, Pablyto Robert, sobre uma dúvida que estava pairando entre muitos enxadrisas brasileiros que vão jogar a Semifinal 1 e 2 do Brasileiro 2010:


Fernando

Isto está no regulamento: cada Aberto do Brasil classifica o primeiro lugar de cada Região para sua prórpia Semifinal. Ou seja, se você joga um Aberto do Brasil em Vitória e é o melhor colocado entre os enxadristas da Região 02 (NE e N), você ganhou uma vaga para a sua Semifinal. O melhor colocado da Região 01 (SE, S e CO) ganha a vaga da Semifinal dele. O Luismar cosquistou vaga para sua Semifinal, na Região 02, independentemente de ter jogado o torneio em Estado da Região 1. Esclarecida a questão?
Abraço!
Pablyto Robert

Krikor não errou!




O enxadrista Arthur Olintho (foto) descobriu que o lance de Krikor 31...De3 não está errado. Se o branco joga 32.Te2 aí o lance 32...Ce4 com ameaça de mate. Foi uma casca de banana para ver se o adversário caía.
EM TEMPO: O Paulo Barbosa também viu o lance 32...Ce4.

Brasileiras perdem





Feminino
Brasil 1 x 3 Inglaterra

OLIMPIADA 2010

A equipe feminina do Brasil não conseguiu segurar a superioridade das inglesas e perdeu por 3 x 1. Juliana Terao (foto) e Ana Paula, 1º e 4º tabuleiros respectivamente, conseguiram empatar, mas Amanda e Jacqueline não resistiram à superiodade inglesa.

Krikor: erro grave ?

Krikor
Olimpíada 2010
8ª Rodada
Quirguistão x Brasil

O leitor é quem vai julgar. Na minha análise o GM Krikor Mekhitarian (2550) cometeu um erro grave que o seu adversário Algis Shukuraliev (2332) não aproveitou. Será que estou errado? Digo isso porque é um erro primário e ficamos sem acreditar que um GM possa cometê-lo.. Peço então ao leitor que examine e nos diga qualquer coisa. O lance foi 31...De3 que o branco respondeu 32.Db6.

Adversário de hoje



A equipe masculina do Brasil enfrenta hoje a República do Quirguistão (foto da bandeira), localizado na Ásia Central e um dos seis membros independentes dos estados turcos, juntamente com a Turquia, Azerbaijão, Turcomenistão, Uzbequistão e Cazaquistão. O Elo médio da equipe deste país é 2350, inferior ao nosso que é de 2590. Podemos assim afirmar que somos favoritos no embate já iniciado, com as quatros partidias em andamento, sendo três Sicilianas e uma Caro-Kann.

Diário de visitas - 265


Bom dia! São 7h09. Chegamos ontem a 203 visitas, sendo 195 Brasil (João Pessoa 37, Recife 17, Rio de Janeiro 15, Natal 15, Campina Grande 15), Estados Unidos 3, Alemanha 2, Japão 1, Rússia 1, França 1. O MF paraibano Luismar Brito (foto), que fez um bom torneio no Aberto de Goiânia, terminou em 3º empatado com os dois primeiros lugares MIs Everaldo Matsuura e Roberto Molina, todos com 5,5 em 6,0 possíveis, tem agora um novo e-mail: mfluismarbrito@hotmail.com .

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Doriedson ganha torneio



O Torneio IFPB, realizado no último sábado, teve como vencedor Doriedson Lemos. O vice foi Arthur Olintho, o 3º lugar Jefesson Pereira. Já o 4º lugar, Ivanilson Pereira e 5º lugar ficou com João Paulo. Os irmãos Pinheiro (Yuri 7 e Yago 5), foram dá uma olhadinha! (As fotos são do professor Valmeran Trindade).











Melhor 1º tabuleiro

Quem você acha que, após sete rodadas, é o melhor 1º tabuleiro da Olimpíada 2010? Quem pensou em Ivanchuk(2754), foto, acertou. Das sete ele jogou seis e ganhou todas. Em 2º/5º estão Aronian(2783), Nepomniachtchi(2706), Sokolov(2641), Nakamura(2733), todos com 75% de aproveitamento. O brasileiro Rafael Leitão(2624) com 66,7% está sem 16º lugar e o nº 1 do mundo, Magnus Carlsen, está em 19º lugar com 60% entre os melhores primeiros tabuleiros.

Um potiguar em Manhattan





Flávio em Nova York
________________




O potiguar Flávio Leite tirou uns dias deste mês de setembro para um passeio em Nova York e como bom enxadrista que é, foi conhecer o movimento de xadrez em Manhattan, como registram as fotos acima. Flávio está de boné e camisa vermelha jogando um ping com um americano.
"Meu objetivo era conhecer as lojas dedicadas ao xadrez e os jogadores conhecidos como Chess Hustlers que ficam em parques e praças da cidade com tabuleiros armados e esperando incautos turistas para jogar uma ou mais partidas de Blitz... Valendo grana é obvio, pois são jogadores bastante experientes que rapidamente podem limpar o seu bolso em alguns minutos... Na parte de Manhattan, conhecida como Greenwich Village, encontrei o Washington Square Park, um dos mais vibrantes espaços públicos da cidade, onde podemos encontrar um belíssimo arco de mármore contruído em 1895, além de muitas pessoas reunidas em eventos musicais e culturais nos finais de semana. Bem, nesta praça pude encontrar alguns Hustlers com seus tabuleiro armados aguardando a aproximação das suas vítimas, digo, parceiros. Quem assistiu a aquele filme, Searching for Bobby Fischer (o título em português ficou Lances Inocentes) que retrata o início da carreira do MI americano Josh Waitzkin, vai lembrar que ele jogava com alguns desses Hustlers.
Logo ao lado da praça temos a rua Thompson que abriga duas lojas totalmente dedicadas ao xadrez e outros jogos de tabuleiro: a Village Chess Shop e a Chess Forum. Elas ficam apenas a alguns metros uma da outra e são bastante interessantes, pois funcionam como clube de xadrez sem mensalidade, você apenas aluga um tabuleiro, relógio e peças e pode ficar jogando com um amigo ou estudando. Além disso, elas mantêm preços razoáveis e um bom estoque de material de xadrez, livros, tabuleiros artístiscos, programas, camisetas e outros brindes relacionados. Um ponto interessante é que a Village Chess Shop anuncia que fica aberta 24 horas por dia... Pude jogar algumas partidas de ping no Village Shop com um americano e outras com um turco que estava por lá e até consegui ganhar umas...
Finalmente, para quem for viajar aos Estados Unidos e quiser comprar material de xadrez por um bom preço a dica é entrar em contato com Your Move Chess&Games (www.chessusa.com) e realizar o pedido pela internet, pedindo para entregar no hotel. É fácil e o preço é muito bom, principalmene nos relógios digitais e jogos de peças. A loja fica em Nova Yor, mas muito fora da região de Manhattan, não compensando a viagem, sendo a melhor opção a compra pela internet.
Um abraço
Flávio Leite".

Vitória sensacional!

Ana Paula
RETIFICAÇÃO
Peço desculpas aos leitores, mas a matéria abaixo está incorreta!
O resultado correto é
Brasil 2x2 Montenegro, já que a nossa Juliana Terao perdeu para Jovana. Não deixa de ser um bom resultado final para o Brasil.
Brasil 2,5 - 1,5 Montenegro

A equipe feminina do Brasil derrotou a forte equipe de Montenegro na 7ª rodada da Olimpíada 2010! Um resultado que poucos esperavam, considerando a força da equipe adversária. Vejamos como foi:

Jovana Jovinovic(2319) 1/2 Juliana Terao(2138)
Amanda Pereira(1980) 1/2 Aleksandra Milovic(2182)
Marija Stojanovic(2112) 1/2 Vanessa Gazola(1983)
Ana Paula de Oliveira(1839) 1-0 Lidija Blagojevic(2013)

Primeiro resultado






Jogando com as negras, o GM brasileiro Krikor Mekhitarian (foto) consegue o empate frente ao GM húngaro Ferenc Berques, em 37 lances. Na partida Leitão x Leko, vejo certo equilíbrio, mas o problema para ambos é o tempo: menos de 5 minutos (os dois ) para 12 lances. Já no jogo Fier x Judit, a húngara me parece melhor. Milos está um pouco melhor que Zoltan, a meu ver. Pelo andar da carruagem, pode acontecer um empate no final desse embate, o que seria excelente para o Brasil. Vamos aguardar mais um pouco.
URGENTE: Judit acaba de ganhar para Fier.
URGENTE 2: Milos acaba de perder.
URGENTE 3: Leitão acaba de empatar.
Resultado
Hungria 3 x 1 Brasil

Enfrentando os húngaros


As partidas da 7ª rodada da Olimpiada 2010 estão em andamento. Vejamos os pares da Mesa 5: Brasil x Hungria:


Rafael Leitão - Peter Leko
2624 - 2724
Zoltan Almasi - Gilberto Milos
2707 - 2599
Alexander Fier - Judit Polgar
2588 - 2682
Ferenc Berkes - Krikor Mekhitarian
2678 - 2550

É ele mesmo!



Dias atrás o site chessbase mostrou essa foto de Radjabov ao lado deste senhor de camisa vermelha. E perguntava quem era ele. Ontem saiu a resposta. É mesmo o ator francês Jean Paul Belmondo, que teve muita influência na chamada nouvelle vague, que pontificou no cinema francês nos anos 60.

Diário de visitas - 264



Bom dia! São 7h57. O dia de ontem foi bem visitado, já que chegamos a 211 visitas (não esquecer que o récorde é 251), com 203 Brasil (João Pessoa 35, Recife 19, Natal 14, Campina Grande 13, Rio de Janeiro 13, São Paulo 13), Moçambique 1, Rússia 1, Japão 1, Akemanha 1, Portugal 1, Colombia 1, Canadá 1. Chamo a atenção do leitor para a reportagem Um potiguar em Manhattan (foto), que vamos apresentar ainda hoje,

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Vocês não vão acreditar!






Sabem quais são os países que o Brasil está na frente com seis das onze rodadas já concluídas na Olimpiada 2010? São muitos e todos muito bons. Vamos mostrar apenas uma dúzia! Vejam a lista abaixo:


Armênia
Rússia 1
Estados Unidos
China
Hungria
Inglaterra
Cuba
Holanda
França
Espanha
Alemanha
Índia

Brasil na 5ª Mesa

Rafael Leitão



Na sétima rodada, o Brasil jogando na 5ª Mesa é bom demais! Melhor ainda é enfrentrar a temível Hungria de Peter Leko, de Judit Polgar. Com Elo médio de 2698 contra os nossos 2590, a Hungria é portanto a favorita e deve mesmo vencer. E sabem por que? A Hungria venceu na 5° rodada para a Rússia 1. E tem mais: derrotou a China na 4ª rodada, e saiu por aí derrubando todo mundo, como a República Checa, a Argentina e a Jordania. Só perdeu hoje, para a Ucrânia. Mas vamos torcer. Já imaginou Leitão enfrentando Peter Leko? Eles têm algo em comum.

Aniversário de Ari Maia



O enxadrista Francisco Ari Maia Junior está de parabéns pela passagem, hoje, do seu aniversário. Grande incentivador do xadrez nacional, particularmente Ceará e Brasília, Ari dirige o importante site XadrezBrasil, com notícias atualizadas de todos os recantos do Brasil.

Viva o Brasil !


Olha nós aí !


Brasil 4 x 0 Finlândia

Confesso que não esperava um resultado tão bom. Para ser sincero, até apostava num empate. Agora, ganhar de goleada... que boa notícia!

Niback Tomi(2635) 0-1 Leitão Rafael(2624)
Karttunen Mika (2440) 0-1 Milos Gilberto(2599)
Agopov Mikael (2419) 0-1 Fier Alexander(2588)
Noori Joose(2330) 0-1 Diamant Andre(2498)

OBS: Ganhamos também no feminino por 2,5 a 1,5 para a equipe de Bangladesh. Resultado importante já que a adversária tinha força demelhante à nossa.

Carlsen: outra derrota!



O número 1 do mundo, GM Magnus Carlsen (2826) voltou a perder na Olimpíada 2010. Desta vez foi para o inglês GM Michael Adams (2728), na foto. A partida foi encerrada a pouco tempo. A outra derrota foi para o georgiano GM Baadur Jobava (2710). Já as vitórias de Carlsen nessa Olimpíada foi frente ao GM português Luis Galego (2500) e o GM espanhol Francisco Vallejo (2697).

Outros resultados: Jobava empatou com Aronian no jogo mais importante da rodada, Ivanhcuk ganhou para Peter Leko, Kramnik empatou com Navara.

Diário de visitas - 263


Bom dia! São 9h26. Tivemos nesse domingo 159 visitas, sendo 153 Brasil (João Pessoa 34, Recife 17, Natal 16, Campina Grande 9, São Paulo 9), Hungria 1, Japão 1, Alemanha 1, Estados Unidos 1, Portugal 1, França 1. Hoje, a enxadrista Rebeca Barros (foto) completa 19 anos. Ela é a única paraibana, da categoria feminina, que tem rating FIDE e considerada uma das jogadoras mais fortes do Nordeste.

domingo, 26 de setembro de 2010

O passeio de Pablyto


No dia de folga na Olimpiada 2010, o presidente da delegação brasileira, Pablyto Robert aproveitou para conhecer um pouco a cidade sede desse grandioso evento, apesar do frio.
Na frente do tanque de guerra, Pablyto, Gilberto Milos e Alexander Fier (este não tava nem aí para o frio). (Fotos do site CBX)

Iack ganha Potiguar



Depois de um tropeço na 2ª rodada, quando perdeu para Thiago Challapa, o MF Iack Macedo (foto) reagiu com força, ganhando seis partidas seguidas e empatando a última. Na soma de 7,5 pontos ele conquistou, de forma isolada, o título de Campeão Norteriograndense de 2010. O vice campeão deve ser o MF Carlos Alberto Barreto, já que somou 7 pontos. Neri Silveira ainda está jogando sua partida e pode chegar a 7 pontos.

Pré-inscritos Veteranos

Foto: Edmar Monte (CE)



O I Campeonato de Veteranos do Nordeste Aberto Absoluto 2010, que será realizado no Hotel Xênius,João Pessoa-PB, nos dias 19, 20 e 21 de novembro, em cinco rodadas, 2 horas nocaute valendo rating FIDE, já conta com muitas pre-inscrições. Além do MI Herman Claudius (SP), contamos também com o MF Maximo Macedo (RN), Alberto Colares (PE), Alexandre Macedo(RN), Edmar Monte (CE), Eduardo Estevão (PE), Dácio Gonçalves, Jovany Medeiros, Ariano Wanderley, Francisco Dantas, Luis Flávio Paiva, Edson Loureiro, Fernando Melo, Marcelo Souto, Umbelino Freitas, Gilvando Carvalho, Valdemiza Gurgel, Hamilton Nobrega, Alexander Ferreira(RN), Luis Soares (RN), Doriel Gouveia, João Tejo, Erastro Trajano (PE), num total de 23 pré-inscritos. Lembramos que são 40 vagas e a inscrição propriamente dita começa no dia 4 de outubro e se encerra no dia 16 de novemrbo.

Dia de descanso

Fier (foto CBX)


Hoje é dia de descanso na Olimpíada 2010, que se realiza na Sibéria- Rússia. Vamos aproveitar e fazer um balanço da atuação da nossa equipe masculina:

GM Rafael Leitão (2624) jogou 4 partidas e somou 2,5
GM Gilberto Milos (2599) jogou 3 partidas e somou 2,5
GM Alexandr Fier (2588) jogou 5 partidas e somou 3,5.
GM Krikor Mekhitarian (2550) jogou 4 partidas e somou 2,0
GM André Diamant (2498) jogou 4 partidas e somou 3,0

Como podemos constatar Fier foi o único que jogou todas as cinco rodadas e portanto está em primeiro lugar entre os brasileiros, considerando também a sua pontuação, maior que os demais.

Campeonato Potiguar


Os MF Iack Macedo assumiu a liderança isolada do Campeonato Potiguar 2010, com 7 pontos em 8 possíveis. Na última rodada, que começa logo mais às 10 horas, Iack enfrenta José Artanael. Esse importante evento do Calendário da CBX tem a arbitragem do AG Igor Macedo. Já no feminino, a fumaça branca foi lançada com a vitória de Carolina Alves (foto), conquistando assim o seu primeiro título estadual.

Diário de visitas - 262



Bom dia! São 7h47. Tivemos ontem 134 visitas, com 129 Brasil (João Pessoa 27, Recife 15, Natal 7, Campina Grande 7, São Paulo 7), 2 Japão, 1 Portugal, 1 Bolívia, 1 Romênia. Hoje, a partir das 15 horas, venha para a Academia Caldas Vianna (Av. Umbuzeiro, 52) e participe do II Torneio de Domingo. A inscição é de 10 reais. Para quem não quiser jogar, a entrada é franca.

sábado, 25 de setembro de 2010

Alguns resultados


Olimpiada 2010 - 5ª rodada

A equipe da Índia, sem Anand, derrota a Bulgária, com Topalov, por 3 x 1. A Hungria derrota a Rússia 1 por 2,5 x 1,5. A Armenia derrota a Rússia 2 por 2,5 x 1,5. A Alemanhã perde para a Estonia por 2,5 x 1,5. Estados Unidos derrota a Argentina: 3 x 1. A China empata com a Eslováquia por 2 x 2. Itália empata com Cuba: 2 x 2. Noruega empata com a Espanha: 2 x 2, mas Magnus Carlsen (foto CBX) vence para Francisco Vallejo (2697), o nº 1 espanhol.

Aberto de Goiânia



O MF paraibano Luismar Brito (foto) é um dos líderes do Aberto de Goiânia (GO), com 100% de aproveitamento nas duas primeiras rodadas. Também participam os MIs Everaldo Matsuura, Roberto Molina Luis Coelho, como também os MFs Evandro Barbosa, Luis Rodi e Susana Chang, num total de 84 participantes. O site XadrezBrasil, de Ari Maia (um dos árbitros) está cobrindo o evento que tem 6 rodadas, distribui prêmios no valor total de 4 mil reais e será encerrado amanhã.

Próximo adversário

Olimpíada 2010

O Brasil enfrenta na 6ª rodada (são 11) a equipe da Finlândia (bandeira), e deve vencer, já que o Elo médio deste país nórdico (fronteira com a Suécia) é de 2456, enquanto o nosso é de 2590. Mas é preciso ter cuidado, pois na rodada anterior, a Finlândia derrotou o Egito que tem Elo médio de 2537. Já a nossa equipe feminina enfrenta Bangladesh, país asiatico. rodeado quase por inteiro pela Índia. Será um embate equilibrado para o Brasil e vamos torcer pela vitória.

Jobava é o cara!



O GM georgiano Baadur Jobava (2710), foto, está se tornando a sensação da Olimpíada 2010. Ele jogou as cinco primeiras rodadas no primeiro tabuleiro e chegou a perder para o GM mexicano Manuel Leon (2579) na 3ª rodada. Só que, na 4ª rodada venceu o nº 1 do mundo, o GM Magnus Carlsen (2826) da Noruega, e ganhou, na 5ª rodada, o vietmanita GM Quang Le (2694).