sexta-feira, 30 de abril de 2010

FIDE divulga ELO

MAIO 2010
PARAÍBA
1. MF Luismar Brito - 2343
2. MF Francisco Cavalcanti - 2298
3. Paulo Barbosa - 2222
4. Evandro Rodrigues - 2202
5. Francisco Nogueira - 2189
6. Frank Lins - 2164
6. Marcos Valério - 2131
7. Alexandre Machado - 2125
8.Douglas Torres - 2084
9.Doriedson Lemos - 2044
10.Jovany Medeiros - 2008
11.Arthur Olinto - 2001
12.Alberto Vieira - 1958
13.Silvio Sá de Melo - 1953
14.Amilcar Pessoa - 1939
15.Fernando Melo - 1846
16.Rebeca Barros - 1841
17.Daniel Meira - 1812

Empate !!




EMPATE COM CHEIRO DE VITÓRIA

ANAND 3 - 2 TOPALOV

A quinta partida teve um resultado altamente favorável para Anand, que jogando de negras consegue o empate, como aconteceu na 3ª partida e onde usou a mesma Defesa Eslava.

Barbalha(CE): 10 mil em prêmios!






O Ceará tem disso sim!! Como se não bastasse o Aberto de Fortaleza, em junho, com a presença de vários Grandes Mestres e mais de 6 mil reais em prêmios, organizado pela Associação dos Enxadristas do Estado do Ceará, já temos anunciado para setembro o Aberto de Barbalha com 10 mil em prêmios (!), uma iniciativa da Clube Barbalhense de Xadrez em parceria com a Federação Cearense de Xadrez e a Prefeitura Municipal de Barbalha. Lembramos que João Pessoa fica a 573 km da cidade de Barbalha. A comunicação foi feita pelo presidente da Federação, Fernando Alves Lessa.

5ª Partida



Sem surpresas na 5ª partida, em andamento em Sofia (Bulgária) pelo Mundial 2010. Topalov jogou 1.d4 e Anand respondeu com a Defesa Eslava(D17), a mesma jogada na 3ª partida (empate). Os 15 primeiros lances foram exatamente iguais, só que as negras (Anand) mudou ao jogar 15...h5 (na 3ª ele jogou h6). Uma melhora? No momento, após quatro partidas, o placar é:
Anand 2,5 - 1,5 Topalov.

Horário de Esperança









A primeira rodada do XIII Torneio de Esperança 2010 - Troféu Fernando Melo começa às 8h30m deste sábado, 1º de Maio, na cidade de Esperança, mais precisamente no Centro Social Urbano João Paulo II. Além da presença do presidente da Federação Paraibana de Xadrez, Dacio Gonçalves, temos como confirmados os fortes enxadristas MF Francisco Cavalcanti, Paulo Barbosa, Evandro Rodrigues, Arthur Olinto, Jovany Medeiros, Doriedson Lemos entre outros, para que a lista não fique muito extensa. Importante: levem material (jogo de peças e relógio). Arbitragem do AA da CBX, Ivanilson Pereira.

As façanhas de Mamedyarov





Para que ainda não conhece bem, é bom gravar o nome desse genial Grande Mestre do Azerbaijão: Shakhriyar Mamedyarov, 25 anos, ELO 2760, sexto do mundo.
A família Mamedyarov é a única no mundo que tem três Grandes Mestres! Ele e suas irmãs WGM Zeinab e Turkan (os três nas fotos).
Prestem atenção para essa estatística:
Shakhriyar é o único jogador do mundo que venceu o Campeonato Mundial Juvenil Sub-20 em duas ocasiões, em 2003 e 2005! Nunca obteve o título de Mestre Internacional pois passou diretamente para Grande Mestre ao vencer o Mundial Juvenil de 2003!

Diário de visitas - 116



Tivemos ontem 128 visitas, sendo 124 Brasil, 3 Portugal, 1 Japão. Já João Pessoa 32, Recife 12, Campina Grande 7, Natal 7, Rio de Janeiro 7.
Na foto Arthur Olinto, que participa do Torneio de Esperança.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Anand maravilha !


4ª Partida
Posição Final
Vocês conhecem a canção de Jorge Ben, Filho Maravilha ? O primeiro verso é este:
E novamente ele chegou com inspiração
E os dois últimos versos são estes:
filho maravilha nós gostamos de você
filho maravilha, faz mais um prá gente ver
Agora olhem o diagrama acima e veja se Viswanathan Anand é ou não é uma maravilha?

Torneio de Esperança



Faltam dois dias para o XIII Torneio de Esperança - Troféu Fernando Melo. O organizador do evento, o dedicado Joaquim Virgolino, pede a todos os enxadristas que forem participar que não esqueçam de levar o material (peças e relógio). Portanto, esse pedido deve ser atendido sob pena de prejudicar esse importante evento de confraternização e solidificação do xadrez no interior paraibano.

Dia livre em Sofia



Hoje é dia livre, dia de descanso, dia de rever a bela partida jogada ontem, quando Anand deu o troco a Topalov. Lembremos que na primeira partida Topalov sacrificou um cavalo na ala do rei e ganhou com categoria. Ontem, Anand sacrificou um cavalo na ala do rei e ganhou com maestria. Para quem gosta de jogar Peão Dama esse match é um presente dos deuses. Podem ficar certos de que os dois contricantes deste Mundial 2010 estão bastante preparados e das novidades que já apareceram, outras ainda virão para o enriquecimento do xadrez.

Diário de visitas - 115




Com 153 visitas a este blog, tivemos ontem um dia emocioante com mais uma partida brilhante no Mundial 2010. O Brasil contou com 146 visitas, Portugal 3, Espanha 1, Arábia Saudita 1, Reino Unido 1, Japão 1. Já João Pessoa teve 42, Recife 14, Rio de Janeiro 9, Natal 7, Salvador 6.
Na foto, Jovany Medeiros, que vai jogar o Torneio de Esperança.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

A camisa de Anand


Dona Aruna é quem toma conta do guarda-roupa de Anand, ela escolhe o que ele deve vestir. Agora, aqui para nós, que a cor azul dá sorte ao campeão do mundo, não tenho mais dúvidas! Notem que na primeira partida ele perdeu e usava um blusão escuro. Na segunda em diante passou a usar uma camisa azul e não deu outra: a sorte lhe encheu de belas vitórias e um empate importante.

Anand ganhou !!


ANAND É REI !!

4ª Partida
Anand 1 - 0 Topalov

Anand recusa empate






Esta 4ª partida está sensacional. Anand tinha um xeque perpétuo, mas recusou e partiu para cima. Quer ganhar! Topalov se defende. A vantagem de Anand de 3 peões na ala do rei livres e passados compensa o fato de Topalov ter Dama, Torre e dois Cavalos contra Dama e duas Torres de Anand. A posição, a meu ver, é ganhadora para Anand. O sacríficio não parece ter sido em vão. Vamos aguardar um pouco mais.

Anand dá o troco?




23.Cxh6!
Lembram da primeira partida? Do belo sacrifício que Topalov fez? Pois bem, Anand acaba de sacrificar também um cavalo e deixa o rei negro em situação vexatória. Esse match tá que tá!!

Peão Dama na berlinda

Doriedson Lemos


Armando Vasconcelos





O fato das quatro primeiras partidas do duelo Anand - Topalov terem começado com Peão Dama, enseja considerações dos nos nossos estimados leitores. Vejamos duas opiniões:
Armando Vasconcelos(2183-PE)
"Talvez as abeturas com 1.d4 sejam mais sólidas e por isso os jogadores estão a escolhendo cada vez mais (inclusive eu que sou fã do 1.e4...). Anand também é um íncone do peão do rei, mas está utilizando apenas peão da dama em seus matches. Talvez seja essa a razão".
Doriedson Lemos(2043-PB)
"Acredito que 1.d4 cunduz a partidas mais complicadas, onde o mínimo ero posicional deixa o adversário em vantagem (mesmo sendo mínima), talvez por isso não escolheram 1.e4 (que não sou fã)".
PARTICIPE
Você que acabou de ler essa matéria, caso queira prestar sua valiosa contribuição, então opine sobre o Peão Dama que nos publicaremos neste blog com prazer. Vamos movimentar, para que este blog seja cada dia mais um instrumento do leitor em defesa do xadrez.















4ª Partida


A opção pelo peão dama parece que vai definir todo o match de 12 partidas. Anand, com as brancas, jogou nesta quarta partida em andamento, 1.d4, assim como fez na segunda partida, e assim como fez Topalov nas duas vezes que jogou de brancas. Eu que sou fã do 1.e4 (de jogar contra ele), vou ter que me conformar. Mas, quem sabe, de repente uma surpresa, e surge um peão rei. Vamos aguardar. Os primeiros lances:
4ª Partida
Anand - Topalov
1.d4 Cf6 2.c4 e6 3.Cf3 d5 4.g3 dc 5.Bg2 Bb4 6.Bd2 a5 7.Dc2 Bd2 8.Dd2 c6 9.a5 b5 10.Ca3 ...

Polgar: 2900 performance !



O SHOW DE JUDIT POLGAR
Ganhar uma partida para um GM com Elo 2708 não é uma tarefa difícil para a genial GM Judit Polgar(2682), 33 anos, mãe de dois filhos. Ocorre que ela fez mais, bem mais do que se podia esperar.
Polgar 6 - 2 Navara
No match amistoso de 8 partidas, jogado semana passada em Praga, a húngara conseguiu 5 vitórias, 2 empates e uma derrota! Seu adversário é o jogador mais forte da República Tcheca, David Navara(2708), 25 anos, e bastante respeitado no cenário internacional. Pelos cálculos feitos, sua performance neste match foi de 2900 pontos!

IRT Najdorf


Foi registrado ontem na CBX/FIDE o I IRT Memorial Miguel Najdorf 2010, patrocinado pela Federação Paraibana de Xadrez, com arbitragem do AF Igor Macedo e AA Ivanilson Pereira. O ID do torneio recebe o número 1013/10, enquanto o o ID da FIDE é 51214. Serão 8 participantes que jogarão entre si, em 7 rodadas, nos dias 12, 13, 26 e 27 de junho, tendo como local a Academia Caldas Viana. Na primeira rodada, 8h30m do dia 12, jogarão as seguintes duplas:
1 - Evandro Rodrigues - Fabson Palhano
2 - Jovany Medeiros - Dacio Gonçalves
3 - Arthur Olinto - Fernando Melo
4 - Silvio Sá - Amilcar Pessoa

Diário de visitas - 114



Foram 156 visitas no dia de ontem, sendo 155 Brasil e 1 Portugal. Já João Pessoa teve 36, Recife 19, Rio de Janeiro 12, São Paulo 11, Natal 8.
Na foto, Marcelo Souto, diretor técnico da Federação Paraibana de Xadrez, que vai jogar o Torneio de Esperança.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Mensagem de Darcy



Registro com prazer a mensagem que nos foi enviada hoje pelo GM Darcy Lima (foto), vice-presidente da Confederação Brasileira de Xadrez, e um dos delegados da FIDE mais influente na América do Sul.

"Mestre, parabéns pelos 65 anos e que sigamos desfrutando de sua companhia e de sua verve em prol do xadrez. As vezes polêmico e radical mas sempre em prol do xadrez. Abraço GM Darcy Lima".

Empate!



EMPATE NO LANCE 46


Na verdade, entendo que foi Anand que provocou o empate quando forçou a troca dos bispos. A partir daí o jogo ficou muito igual e após a troca de uma das torres, os peões ficaram simétricos na ala do rei e não podia dá outra coisa. Anand ficou dando xeque contínuos e o empate foi decretado por repetição de jogadas. Na foto, Aruna parecia tensa no desenrolar da partida, mas deve ter ficado aliviada com o empate. Afinal, amanhã seu marido joga com as brancas!

Anand melhor?



Olhando bem a posição após o 30º lance negro, constatamos que o jogo pode até estar igual, mas sinto que Anand leva alguma vantagem porque seus peões estão nas casas negras contra o bispo branco de Topalov e os peões deste estão nas casas brancas, a mesma cor do bispo de Anand. Ambos estão com par de torres e bispos de cores iguais. Vamos aguardar mais um pouco.

Diretores da CBX



O presidente da Confederação Brasileira de Xadrez, Pablyto Robert, nomeou e deu posse aos seguintes Diretores Regionais:
Norte: Andrey Marcelo Neves (AM)
Nordeste: Fred Saboya(CE)
Centro-Oeste: AF Igor Oscar Lutz(GO)
Sudeste: AI Mauro Amaral(SP)
Sul: Rogério Becker

Começou!



O leitor amigo Ricardo acaba de me avisar que o match começou às 9 horas! A informação que eu tinha era de que começaria às 11 horas. Vamos à partida:

TOPALOV - ANAND
3ª Partida
1.d4 d5 2.c4 c6 3.Cf3 Cf6 4.Cc3 dc 5.a4 Bf5 6.Ce5 e6 7.f3 c5 8.e4 Bg6 9.Be3 cd 10.Dd4 Dd4 11.Bd4 Cfd7 12.Cd7 Cd7 13.Bc4 a6 14.Tc1 Tg8 15.h4 h6 16.Re2 Bd6 17.h5 Bh7 18.a5 ...

Terceira partida



Começa logo mais, às 11 horas, a 3ª partida do match pelo Mundial 2010, com Topalov conduzindo as peças brancas. Pelo que vimos nos dois primeiros embates, tudo pode acontecer no terceiro, inclusive nada! Na verdade, todos nós esperamos um ritmo forte, com os dois jogando para ganhar. Assim ganhamos todos . Estamos a postos e vamos acompanhar em tempo real. Ainda há tempo para o seu palpite. Quem acertar recebe de estímulo a inscrição do Pessoense 2010, que será realizado no dia 19 de junho (sábado à tarde), no Hotel Xênius.

Agradecimento - 65 anos (final)

Fernando Melo

Muitas mensagens no dia de ontem. Agradeço a todos e confesso ter ficado plenamente satisfeito. Registro no dia de hoje o que não fiz ontem, as mensagens de Valberto Cabral, Joabe Bomfim e o MI Antonio Resende.

Valberto: "Nunca na historia do xadrez paraibano alguém teve tanta força e determinação para engrandecer e popularizar o nosso esporte neste estado. Com certeza, há no nosso xadrez uma divisão de épocas: antes e depois de Fernando Melo. Parabéns!"

Joabe: "Quero desejar ainda muito mais anos felizes de vida a você, não só pelo valoroso serviço que você tem prestado ao Reio de Caíssa, mas pela pessoa digna que você é . Um caloroso abraço".

MI Resende: "Ainda é tempo. Feliz aniversário e que você tenha saúde para continuar nos beneficiando com esta boa leitura que é seu blog".

Lotação completa



Já está completa a lotação da Van para a viagem a Esperança no próximo sábado, 1º de Maio, quando será realizado o tradicional (XIIIº) torneio de xadrez. Os passageiros são Gilvando Carvalho, Fernando Melo, Ivanilson Pereira, Marcelo Souto, Joabe Bomfim, Antonio Dutra, Kessia Dutra, Rosa e Daniel Meira Lima, Arthur Olinto, Jailson Maranhão e Luis Carlos.

Diário de visitas - 113



Foram 137 visitas no dia de ontem, sendo 129 Brasil, 3 Portugal, 2 Canadá, 1 Uruguai, 1 Japão, 1 Bolívia. Entre as cidades brasileiras as que mais visitaram este blog: João Pessoa 32, Recife 14, Campina Grande 9, Salvador 7, Natal 6.
Na foto, Hotel Xênius, local do Paraibano 2010.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

65 anos - repercussão (4)

Doriedson Lemos
Francisco Dantas
Douglas Torres








A satisfação de receber mensagem de Francisco Dantas, Douglas Torres e Doriedson Lemos.

De Doriedson: "Grande Fernando, parabéns!! 65 anos, boa parte deles de muiito amor pelo xadrez!! Viva à Fernando, viva ao xadrez paraibano!!"
De Dantas: "Amigo Fernando, não ficamos velhos, porém mais experientes. Parabéns pelo seu aniversário! Você com sua experiência acumulada tem engrandecido o xadrez paraibano. Nós enxadristas paraibanos nos orgulhamos de você, um grande exemplo para todos. Um grande abraço".

De Douglas: " Caro Fernando, é com grata satisfação que almejo felicidades, e que a evolução ocorra além das 64 casas. Companheiro de caíssa, nós sabemos que a luta é árdua e que vai muito além das 64 casas, porém a busca incansável da melhor variante sempre há de perdurar, pois o xadrez perfeito, assim como a vida,é o desejo de cada um de nós. Parabéns, Companheiro".

65 anos - repercussão (3)

Fernando Sá de Melo
Fred Saboya

A satisfação de receber mensagens de Fernando Sá de Melo, Fred Saboya(CE) - delegado da CBX na Região Nordeste, e Wagner Torres.


Wagner Torres
De Fernando: "Que vitalidade do xadrez paraibano Alguém pode duvidar da causa desse sucesso? No nosso Estado a arte de Caíssa ganhou impulso, além de suas fronteiras, graças a abnegação de Fernando Melo. Suspeito que esse seja um dos melhores sítios de xadrez na internet brasileira. No meio impresso, a coluna semanal no jornal Correio da Paraíba, esse sim, não deve haver dúvida, é o maior espaço de xadrez do Brasil! Parabéns, meu pai! Espero que essas impressões não estejam insufladas pela minha condição de filho enxadrista, ainda que um tanto ausente dos eventos, por uma razão maior e sempre graticante: estar com meu filho querido, seu neto Daniel!"
De Saboya: "Prezado Mestre Fernando. Um Grande Abraço neste dia especial de seu aniversário. E que hoje Você faça de um tudo: roque-grande, xeque descoberto, sacrifício posicional, mate afogado, ameaça trilha e como e beba en-passant, com peças de cristal! Parabéns e muitas felicidades".

De Wagner: "Parabéns Fernando!! Caíssa está em festa!!

Dia de descanso

Mais do que justo esse dia de descanso. Bom para Anand e Topalov, bom para os arbitros, bom para os analistas, bons para os enxadristas de todo mundo. As duas primeiras partidas tiveram uma forte carga de adrenalina, mexendo com o coração de todos nós. E sem o intervalo, com partida todo dia nesse ritmo, não há coração que aguente. A terceira partida será jogada amanhã, em torno de 11 horas, com Topalov cunduzindo as brancas. A votação para quem vai ganhar o match, promovida por este blog, termina quarta-feira, quando publicaremos o nome e o placar dos que enviaram seu voto.

65 anos - repercussão (2)

Amilcar Pessoa
Armando Vsconcelos





A satisfação de receber as mensagens de Amilcar Pessoa, Armando Vasconcelos(PE) e Edmar Monte(CE).




Edmar Monte
Amilcar: "Parabéns, Mestre Fernando!! Que você continue sendo esse cara simples e amante da nobre arte." Armando: "Muito boa partida! As brancas ficaram com enorme vantagem. Ou será que Carlos Capivara achou uma defesa para as pretas??? hehe. Parabéns!! Muitas felicidades!!". Edmar: " Parabenizo nobre amigo pelo transcurso do seu aniversário natalício! Que esta data se renove por muitos e muitos anos, para o bem de seus próximos, seus amigos e do xadrez nordestino! O blog Reino de Caíssa, sob sua responsabilidade, atualmente representa uma voz vibrante a serviço de todos nós, que amamos o xadrez por estas paragens".

65 anos - repercussão (1)

Arthur Olinto

Evandro Rodrigues
Ivson Miranda( 1976 - de negras)

Meu amigos Arthur Olinto, Evandro Rodrigues e Ivson Miranda manifestaram sua solidariedade ao nosso aniversário. De Arthur, a mensagem: "Parabéns Fernando, Deus te abençoe. Sucesso, você merece!". De Evandro: "Não sou muito apegado a datas, apenas a datas de torneios de xadrez, mas já que nos foi lembrado. não posso deixar passar em branco o aniversário daquele que nos proporciona a alegria de jogar xadrez...". E Evandro ainda no manda um belo texto do poeta Jorge Luis Borges. De Ivson: "Mestre, parabéns pelo aniversário. Quanto à partida com Paulo, você estava ganho!! Só não vou dizer "como" porque o Carlos Capivara pode, sorrateiramente, estar espreitando nossa conversa e se livrar da próxima derrota (a primeira também foi de BIRD???)".










65 anos - repercussão

MF Gerson Batista (MG)

Paulo Barbosa (PB)


A generosidade dos amigos enxadristas nos comove ao mesmo tempo que nos fortalece a alma e o espírito. Estou decidido a terminar meus dias - e parece que começa a contagem regressiva - como o mais humilde amante de Caíssa. Sinto que ainda tenho algo para contribuir, e esse blog é um instrumento significativo, graças à facilidade da comunicação. Do Mestre FIDE Gerson Batista, este sim um mestre na comunicação, nos envia e-mail nos parabenizando pelo aniversário e afirma: "Votos de muito sucesso em suas atividades, em especial no xadrez. Entro sempre em sem blog que está cada dia melhor...". Já Paulo Barbosa, meu contrincante na partida em questão, me conforta muito quando assinala: " Parabéns Fernando. Como vê, dei meu presente por antecipação. Brincadeiras à parte, foi um grande alívio sua repetição de lances. Sabia que seria muito difícil escapar. Viva o xadrez da Paraíba!!".

Meus 65 anos

Fernando Melo : foto da partida



A culpa é do Mestre Gerson Batista, ao lembrar no seu site www.clubedexadrez.com.br (o melhor da América Latina) o meu aniversário. Aproveitando a deixa vou fazer algo que penso. Vai agradar a uns poucos leitores deste blog, pelos menos àqueles que me pediram que assim o fizesse. Acho que hoje é um dia certo, e aqui lembro quando a gente é criança, nossos desejos são satisfeitos. Por exemplo: "- Quero tomar sorvete. Mas meu filho, a gente não tomou sorvete no domingo? - Mas, mamãe, hoje é meu aniversário! Tudo bem, meu filho, você está certo. Vamos então, deixe só eu trocar esse sapato. - Papai, quero ir para o cinema. - Você já foi domingo passado, lembra?! Lembro, mas hoje é meu aniversário". E por aí vai a vida. Dia de aniversário em gente grande é bem diferente, bastante diferente. Mas lembrando meu tempo de infância, vai aqui meu desejo de publicar minha partida com Paulo Barbosa, jogada no I IRT Memorial Machado de Assis. Não reclamem, porque hoje é meu aniversário!
A partida
Fernando Melo 1/2 Paulo Barbosa
18-04-2010
1.f4 c5 2.Cf3 Cc6 3.e3 d5 4.d4 Bf5 5.c3 e6 6.Be2 Cf6 7.0-0 Be7 8.Ce5 cd 9.ed Dc7 10.Cd2 0-0 11.Cdf3 Tab8 12.Bd3 b5 13.Bf5 ef 14.Bd2 Ca5 15.Ch4 g6 16.Tf3 Ce4 17.Th3 f6 18.Ceg6! hg 19.Cg6 Bd6 20.Dh5 Dg7 21.Df5 Cd2 22.Dd5 Df7 23.Dh5 (1/2)

Anand: maestria posicional

43.Re4 (1-0)

SEGUNDA PARTIDA


Desprezando as feridas da primeira partida, Viswanhatan Anand portou-se como um verdadeiro campeão do mundo, numa lição de jogo posicional que nos enche a todos de satisfação e prazer. O GM Anish Giri, que analisou a segunda partida para o Chessbase, disse ao final: "Es el final de torre más ganador que jamás he visto em mi vida". Veja no diagrama acima a posição final da partida. Topalov abandonou porque após tomar em d4, o rei branco segue direto a a7.