quarta-feira, 26 de maio de 2010

O que aconteceu com Salov?




Para o GM Kevin Spraggett foi uma grande tragédia para o xadrez moderno o fato do GM russo Valery Salov (foto e ilustração) ter se afastado do xadrez competitivo, não apenas porque Salov, "na minha opinião - assinala Spraggett - o mais forte jogador do mundo em meados da década de 90, mas porque ele foi empurrado para fora do xadrez. Ele era um jogador mais forte do que Kasparov e Karpov em meados dos anos 90. Em 1994, ele ganhou, tanto o Torneio de Tilburg como o Memorial Najdorf e neste último derrotou Karpov em rodada dupla, tanto de brancas como de negras.




Boicote


Para não ir muito longe e cansar o leitor, acostumado neste blog a textos curtos, vamos responder a pergunta do título: Salov era um jogador completo e podia ter sido campeão do mundo. É dificil ser campeão do mundo, principalmente quando há interesse contrariado. Ao tropeçar Kamsky, sua carreira deu uma guinada brusca. Queixou-se na mídia que tanto Karpov e (principalmente) Kasparov estavam tentando matar sua carreira e estavam bloqueando a sua participação nos torneios. E diz ainda Spraggett:

"Velery foi um enxadrista opinativo (há muitos Mestres de elite que gostam de falar só de si) e Valery falou sobre o que estava errado com o xadrez moderno, dos problemas da FIDE e em especial da atitude medieval de Kasparov em relação aos colegas. Alguns dizem que Valery falou demais e livremente e que ele era muito crítico das pessoas com poder e influência no mundo do xadrez. Que ele fez muitos inimigos. Valery, no entanto, tentou fazer mudanças positivas na FIDE e tentou organizar seus colegas jogadores para que seus direitos fossem protegidos. Ele não estava interessado principalmenre em seus próprios interesses e ele acreditava que muitos dos problemas com o xadrez moderno só poderia ser resolvido através da democratização do xadrez"

E para encerrar, Spraggett assinala que "na maior parte eu acho que Salov foi punido porque seus concorrentes ficaram com ciúmes da sua capacidade no xadrez".

3 comentários:

  1. Realmente ele era um grande jogador, excelente finalista!! Sumiu de uma hora para outra e o motivo somente o tempo mostrará. O texto tem tudo para ser uma historia veridica, pois sabemos da "máfia" que envolve o xadrez em alguns locais... Lamentavel... Um abraço a todos!

    ResponderExcluir
  2. " Nada causa mais inveja nos outros do que ter uma mente privilegiada"
    (A. Schopenhauer, em Aforismos para filosofia de vida)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com todo respeito eu não creio que tenha sido só isso. Inveja ou perseguição. afinal Kasparov o venceu várias vezes e Karpov tb. Até o nosso Gilberto Milos o venceu em 1999 em Las Vegas e duas vezes! Quando o cara é muito bom não adianta ter inveja. Veja o atual campeão por exemplo. Magnus Carlsen. Ele já é campeão desde 2013 e não tem pra ninguém...

      Excluir