sábado, 26 de setembro de 2009

Fischer visto por Asfora








Numa entrevista concedida à Revista Xadrez, em março de 2004, o MF Marco Asfora(foto maior) indagado sobre o fenômeno Bobby Fischer(foto menor) fez uma revelação de grande valor histórico.



Uma carta de Fischer
"O Fischer foi outro fenômeno (antes tinha se referido a Mequinho) muito forte nesse sentido, nenhum outro jogador da história foi maior do que ele, as páginas esportivas davam um destaque tremendo para o confronto Spassky x Fischer. Era realmente uma época mágica, a imprensa toda, de modo geral, acompanhou o confronto. Com relação ao seu jogo dizia-se que Bobby Fischer estava décadas à frente dos jogadores da época, mas seu maior feito foi acabar com a hegemonia russa. Os russo eram detentores do título máximo há 50 anos..."

A esta altura da entrevista, Asfora faz uma revelação que reputo de fundamental importância para a história do xadrez brasileiro:

"O Dr. Luiz Tavares me mostrou uma carta de Bobby Fischer em que ele falava que o Mecking (Mequinho) era possuidor de um jogo bastante refinado e que viria, provavelmente, a ser um dos maiores do mundo".

O curioso é que a previsão de Fischer se concretizou. Como sabemos, na primeira metade da década de 70 (principalmente nos anos 73/76) Mequinho era o 3º do mundo! Atrás apenas de Karpov e Korchnoi.


Nenhum comentário:

Postar um comentário