sexta-feira, 19 de junho de 2009

Bastidores do Xadrez



Kasparov: Shirov é um moleque...

Quatro dias após ter perdido para Kramnik o título de campeão do mundo em novembro de 2000, Gary Kasparov (foto) concedeu uma entrevista a Leonxto Garcia, do jornal espanhol El País. Vejamos duas perguntas e respostas dessa longa entrevista, que o leitor pode ler na íntegra no site de Gerson Batista, clubedexadrez.com.br.
Não se arrepende de ter jogado com Kramnik, e não com o espanhol Alexei Shirov, que ganhou o direito ao vencer Kramnik em 1998?
Em primeiro lugar os patrocinadores da Brain Games não queriam Shirov, e sim Kramnik, desde o primeiro dia. Porém com Anand era o segundo da lista em abril desse ano, ofereceram a ele primeiro. Lembro muito bem a cena em minha casa, quando me propuseram Kramnik. Minha mulher me disse: "Espero que em novembro não esteja sentado aqui dizendo o idiota que foste por não jogar com Shirov de quem terias ganho facilmente". Entretanto, com toda sinceridade, voltaria a fazer o mesmo por uma questão de princípios. O campeão deve por em jogo seu título contra o rival mais perigoso. E esse é Kramnik. Tentei jogar com Karpov em 1997, Shirov em 98 e Anand em 99, no entanto os patrocinadores não estavam interessados. O dinheiro é o termômetro do interesse público.
Shirov disse, faz uns meses, que esse duelo com Kramnik estava "arranjado".
Se ele for um homem, e não um moleque, espero que se desculpe publicamente. Se não o fizer, não o cumprimentarei em Wijk aan Zee.

Nenhum comentário:

Postar um comentário